sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Anatomia : Sistema esquelético - Articulações do ombro





Glenoumeral 



É uma juntura sinovial do tipo esferóideo (tipo bola e soquete) triaxial, que realiza os seguintes movimentos: flexão, extensão, abdução, rotação e circundução. Trata-se de uma articulação instável, entre a cabeça do  úmero e a cavidade glenóide da escápula, é incongruente, com cápsula articular frouxa. É suportada pelos tendões da bainha rotadora e pelos ligamentos glenoumerais e coracoumeral. É a articulação com maior grau de mobilidade de todo o corpo humano.

Lábio glenoidal :   É uma estrutura fibrocartilaginosa, semelhante a um anel, que reveste a cavidade glenóide e serve para aprofundar a articulação aproximadamente em 50%, e desse modo, aumentar sua estabilidade. Os ligamentos glenourmerais (superior, médio e inferior) mantêm relação anatômica com o lábio glenóide. A vascularização do labrum diminui com a idade, o suprimento sanguíneo limita-se à parte periférica do lábio, não sendo suas partes superior e ântero-superior mais vascularizadas que as pôstero-superior e inferior.

Esternoclavicular

É uma juntura sinovial, tipo selar, entre o osso esterno e a clavícula. Permite movimentos da cintura escapular e do membro superior, movendo-se nas seguintes direções: anterior, posterior e inferior. Ela liga o esqueleto axilar (cabeça e tronco) ao esqueleto apendicular ( membro superior).

Nenhum comentário:

Postar um comentário